Home » Newsletter – ago/2021

 

FIQUE POR DENTRO DA SAJP Nº 005

 

Notícias e novidades sobre a SAJP – Sociedade de Amigos do Jardim Prudência e Adjacências

14 de agosto de 2021

 

 

Editorial:  Fazer Política

“Fazer política”. Quantas vezes já ouvimos esta pequena frase, quase sempre com conotação negativa, não é mesmo? Nos vêm a mente negociatas, favores espúrios, corrupção, ilícitos, etc.

Não temos a intenção aqui de discutir o por quê essa imagem se consolidou na mente do brasileiro, ou fazer qualquer juízo de valor a este respeito. Mas achamos importante trazer algumas questões para reflexão de todos.

O que é, ou que pode ser, “fazer política”?

“Fazer política” pode ser se indignar com um buraco na sua rua, aberto há meses, e ao invés de reclamarmos a esmo, abrir um chamado no 156. E se não for atendido, buscar exigir do poder público que seja feito o reparo. Isso pode ser feito diretamente nos serviços de ouvidoria dos órgãos públicos, ou através de entidades como CONSEG ou mesmo a SAJP.

“Fazer política” pode ser cobrar do vereador que recebeu seu voto um posicionamento sobre uma pauta importante para a cidade – você se lembra em quem votou nas últimas eleições para vereador? Mandar e-mail, ligar no gabinete, ou mesmo ir até a Câmara em votações importantes.

“Fazer política” pode ser participar de Conselhos e Comitês para se discutir melhorias na cidade.

Existem muitas formas boas e positivas de se “fazer política”. Mais do que boas e positivas, são necessárias. O poder público se mexe por conta da pressão popular. Sem isso, as decisões podem ser tomadas em gabinetes, muito distantes da realidade das ruas, do nosso bairro.

Somente fazendo esta boa política, cobrando, exigindo e apoiando as boas iniciativas, é que conseguiremos melhorar a política, e as condições da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país.

Este é o motivo da SAJP ter ingressado no movimento “Frente São Paulo pela Vida”, para pressionar a Prefeitura de São Paulo para adiar a revisão do plano diretor, uma vez que a pandemia inviabiliza a necessária e obrigatória participação popular no processo, especialmente das classes menos favorecidas.

E por este motivo também incentivamos e apoiamos a Lorena Rabarchi, diretora do Programa de Meio Ambiente e Urbanismo na SAJP, a se candidatar a uma vaga no CADES.

O CADES é um órgão consultivo e deliberativo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho, em todo o território do Município de São Paulo.

Apoiamos a candidatura da Lorena como conselheira do CADES. Veja como votar logo mais abaixo nessa Newsletter.

Cofrinho

Revitalização da Praça: Luís Álvaro Cavalheiro de Araújo

A SAJP por meio do Projeto Ame o Verde, que é o Projeto de Revitalização da Praça Luís Álvaro Cavalheiro de Araújo, localizada na confluência das Rua Robélia e Rua Heriberto Simões do Vale, busca chamar a atenção da sociedade para a importância de mantermos e melhorarmos nossas áreas verdes e de convivência, tornando nosso cantinho da cidade de São Paulo um local mais agradável e acolhedor.

Já temos pronto o anteprojeto de arquitetura e obtivemos 3 orçamentos com empreiteiros diferentes. Como a subprefeitura da Cidade Ademar está com a verba já destinada a outras necessidades da região, estamos contatando vereadores de diversos partidos que possam disponibilizar suas verbas de emendas parlamentares para o nosso projeto.

Caso tenha alguma ideia e queira colaborar com o grupo, converse com a Lorena pelo telefone/whatsapp: 11 99666-7521.

CADES

Conselhos que fazem parte da subprefeitura da Cidade Ademar 

Existem 4 Conselhos ativos em nossa subprefeitura. São eles:

  • CADES – Conselho Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – conselho para o qual nossa Diretora de Urbanismo e Meio Ambiente, Lorena Rabarchi Graciano, se candidatou. A eleição será em agosto, entre os dias 21 a 23, por meio virtual. Pedimos o apoio e o voto de todos. Para poder votar, a pessoa precisa se cadastrar no Participe mais da Prefeitura de São Paulo (https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/ ).
  • Conselho Participativo Municipal –  Marcelo José Sampaio, atual Coordenador de Acompanhamento do Plano Diretor Estratégico de SP da SAJP, vai se candidatar a este Conselho.
  • Conselho Tutelar

CONSEG (Conselho de Segurança)

Paulistinha

Campanha de Doação de Sangue

No dia 22 de junho de 2021, a SAJP- Sociedade de Amigos do Jardim Prudência e Adjacências, em parceria com o Pró-Sangue e o Colégio São Sabas, realizou um mutirão de Doação de Sangue. Foram doadas 57 bolsas de sangue e batemos a média de doação por coleta do Pró-Sangue que é de cerca de 30 a 40 bolsas.

Parabéns aos organizadores, doadores e colaboradores!

Ainda este ano, teremos mais um mutirão de Doação de Sangue. Em breve divulgaremos a data.
Se você quiser participar, se cadastre no link: https://forms.gle/L3W9yhqiJgu8MKmg8

Juntos fazemos a diferença!

Renovando atitudes

“Conscientizando”: Mudanças Climáticas e Pegada Ecológica

Segundo o relatório do IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – publicado na segunda-feira, dia 9 de agosto de 2021, as ações humanas foram responsáveis pelo aumento de 1,07° na temperatura do planeta.
A temperatura deve continuar a subir, segundo todos os cenários projetados para as emissões de gases do efeito estufa. E somente uma redução na emissão desses gases pode limitar as mudanças climáticas e permitir que dentro de 30 anos as temperaturas se estabilizem.
Nosso estilo de vida interfere na quantidade de gases de efeito estufa, como: uma alimentação com menos consumo de carne, viajar menos de avião, optar por meios de transporte que não sejam movidos por combustíveis fósseis e neutralizar e/ou reduzir a minha pegada ecológica.
Mas o que é a pegada ecológica? “A Pegada Ecológica de uma pessoa, cidade, país ou região corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e mar necessárias para gerar produtos, bens e serviços que utilizamos. Ela analisa os impactos que o homem produz na biosfera.
Observa-se que a demanda do homem por recursos naturais supera a capacidade de regeneração dos ecossistemas o que gera uma sobrecarga. Em todo o mundo, os danos causados pela sobrecarga são cada vez mais evidentes: desflorestação, escassez de água doce, erosão do solo, perda de biodiversidade ou acumulação de dióxido de carbono na atmosfera. Por sua vez, estes danos acentuam e dão origem a fenômenos, tais como as mudanças climáticas, secas severasincêndios florestais ou furacões.” (https://www.ecycle.com.br/dia-da-sobrecarga-da-terra-2018/

CALCULE SUA PEGADA

Carbon z O aplicativo ajuda a calcular a pegada ecológica da emissão de Gás Carbônico de pessoas, empresas e até mesmo de eventos. A compensação é feita com a plantação de mudas. Disponível para Android e iOS. 

Consumo consciente O Instituto Akatu elaborou um teste que avalia o seu grau de consciência e o quanto isso interfere na sua relação com o meio ambiente.

Fontes: https://umsoplaneta.globo.com/clima/noticia/2021/04/04/o-que-e-a-pegada-de-carbono.ghtml
https://g1.globo.com/natureza/aquecimento-global/noticia/2021/08/09/influencia-humana-e-responsavel-por-alta-de-107c-na-temperatura-global-estima-relatorio-do-ipcc-orgao-da-onu.ghtmlhttps://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pegada-ecologica-veja-oito-habitos-que-compensam-a-emissao-de-carbono/https://www.ecycle.com.br/dia-da-sobrecarga-da-terra-2018/.