Home » Newsletter – fev/2023

 

 

FIQUE POR DENTRO DA SAJP Nº 014

 

 

Notícias e novidades sobre a SAJP – Sociedade de Amigos do Jardim Prudência e Adjacências

13 de fevereiro de 2023

 

 

O valor do comprometimento

“Missão dada, Missão Cumprida”

Este tem sido o dia a dia da Associação, ainda que com poucos braços, esta equipe se desdobra para atender inúmeros pedidos e o faz como se cada um fosse individualizado, de maneira bastante responsável e resolutiva.
Vamos falar das conquistas da área de Meio Ambiente e Urbanismo, mesmo em ocasiões que não podemos resolver, podemos interceder, aconselhar, encaminhar ou mesmo agir de forma consultiva sobre as demandas apresentadas, com bastante êxito.
Começamos 2023 com algumas solicitações importantes, que, em um caso especial, resultou na criação de um grupo de trabalho, vamos então contar e contabilizar os ganhos:

1.    Algum tempo atrás, em uma Assembleia com alguns associados, uma moradora nos solicitou que atuássemos para que a praça em frente à sua casa pudesse receber uma placa de identificação. Em concordância com a Subprefeitura pudemos atender ao pedido instalando duas placas com o nome da mesma “Minha Mãe” e com o nosso Logo. Esta ação teria demorado meses caso entrasse na fila de solicitações.

2.    Após 100 dias de espera, um morador de condomínio na Gentil de Leite Martins nos procurou para entender porque não recebia liberação para poda de duas árvores em sua residência que estavam causando problemas relativos à segurança. Fizemos contato com a área responsável na Subprefeitura e o caminho a ser percorrido não era aquele. Fizemos um redirecionamento para a resolução da pendência.

3.    Nestes períodos de chuvas intensas que vem assolando a cidade, uma rua em especial no nosso bairro tem sido muito prejudicada, as galerias pluviais estão bastante comprometidas com nata de concreto despejadas pelas obras ali instaladas. Neste caso, ainda estamos aguardando uma resolução definitiva, mas a obra já foi multada e conseguimos com que os órgãos responsáveis pudessem se incumbir de limpar essas galerias e evitar que isto se repita em outras obras, risco iminente por conta da verticalização que estamos vivenciando no bairro.

4.    Nosso bairro cresceu de forma acelerada nos últimos anos e com isto o impacto da vinda de inúmeras famílias à região afetou muito o trânsito. Diante deste problema, que só tende a se tornar mais crítico, alguns membros da Associação criaram um Grupo de Trabalho para discutir e desenhar possibilidades no sentido de desatar este nó em parceria com a CET. Estamos em fase de levantamento de dados e muito em breve abriremos espaço para que alguns moradores se unam ao grupo para avançarmos nestas discussões.
Vejam que pouco a pouco vamos solidificando relações com a comunidade, poder público e comerciantes, isto faz com que os elos desta cadeia se façam mais presentes em situações que necessitaríamos esperar mais tempo para encontrar a solução, e em outras não talvez fossemos atendidos.
O bairro precisa avançar com temas de Meio Ambiente e Urbanismo, viver em um lugar agradável e seguro é algo que está na lista das nossas necessidades primordiais e cada vez mais, com mais integrantes, conquistaremos nossos desejos.
É assim: buscando cumprir missões que a SAJP caminha e se fortalece, cresce e se faz cada dia mais presente.

Lorena Rabarchi Graciano

Corrente do bem: teatro e muito mais!
Mas afinal, quem foi Luís Simione Sobrinho?

O Jardim Prudência é um bairro bastante heterogêneo, cheio de contrastes, tanto na topografia como nos aspectos sócio econômicos. Faz divisa com o Jardim Marajoara e Chácara Flora. A Chácara Flora tem terrenos enormes, casas bastante sofisticadas e caras, uma região notadamente rica. Do outro lado, não muito distante, talvez a cerca de um quilômetro, temos a Coréia, comunidade notadamente carente e com enormes problemas de ordem social, econômica e urbanística.
Bem no meio desse trajeto há uma escola estadual, a Escola Estadual Prof. Luís Simione Sobrinho. O Simione, como é chamado por todos, já foi escola modelo nos anos 80. As vagas eram disputadas por moradores de toda a região. Por consequência, filhos de famílias de classe média e famílias mais pobres tinham que conviver harmoniosamente para desfrutar da tão cobiçada escola. 
Mas afinal, quem foi o Luís Simione Sobrinho?
Sempre foi costume homenagear pessoas importantes dando o nome delas às ruas, praças e equipamentos públicos. E assim foi no caso do Professor Luís Simione Sobrinho.
Natural de Itatiba, Simione nasceu na fazenda dos pais. Teve dezesseis irmãos. Aos doze anos foi mandado para Áustria, onde continuaria seus estudos iniciados em Piracicaba. Era 1910. Quando se preparava para ingressar no ensino superior começa a Primeira Guerra Mundial. Como era filho de austríacos e obedecendo o princípio do “jus sanguinis” (“direito de sangue” que garante ao indivíduo o direito à cidadania de um país por meio de sua ascendência) foi incorporado ao 10º Batalhão de Caçadores de San Pelten, unidade da Imperatriz Zita e durante três anos, até 1917 permaneceu no “front” oriental da Rússia. Quando a paz se estabeleceu entre os dois países foi enviado aos Alpes Austríacos, na fronteira italiana. Depois da guerra, com muita dificuldade, devido às limitações daquele momento, concluiu seus estudos em Viena.
Em 1922 voltou ao Brasil e iniciou sua vida no magistério, lecionando nos colégios Staford e Independência.
Em 1924, durante a Revolução de Isidoro Dias Lopes, organizou, como civil legalista, mas com grande experiência militar, a defesa do Palácio dos Campos Elísios, permitindo que Carlos de Campos, mantivesse suas atividades de governo.
Em 1925 casou-se com Dona Cecília, com quem teve cinco filhos e viveu até sua morte.
Apesar da vasta experiência militar, que o levou à primeira turma do CPOR/SP em 1932, onde foi à Tenente e comandou o 1º e 2º Batalhões de Caçadores de Santos e em seguida, o levou a estagiar nos 3º e 4º Batalhões de Infantaria na ocasião da Segunda Grande Guerra, sua paixão era o magistério.
Lecionou Latim e história para milhares de jovens. Foi cofundador do Colégio Ipiranga e mais tarde professor no Colégio Santo Agostinho e Maria Imaculada. Entre suas publicações acadêmicas destacam-se “Morfologia Latina”, “Latim em Perguntas” e “História do Império”, todas nos anos 40. Lecionou também francês, inglês, alemão e italiano. Se aposentou no magistério estadual na década de 50. Licenciado em letras clássicas, lecionou latim na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento.
O Professor Luís Simione Sobrinho morreu em 18 de abril de 1970, rodeado por familiares.
No ano de 1978, o Estado de São Paulo homenageia Simione, dando seu nome a uma escola, construída no ano anterior, na Rua Francisco Lopes Pinto, 282.
Marcelo José Sampaio

Voluntariado: faça parte!
Corrente do Bem

Olá pessoal!
No mês de Dezembro, a Corrente do Bem, reuniu alguns Elos que fizeram sacolinhas para 20 crianças do CCA- Centro da Criança e Adolescente Rainha da Paz, são crianças que ficam no contra turno da escola. Enquanto os pais de uma comunidade trabalham, elas ficam nesse espaço, para não ficarem na rua.
Lá também temos nos dedicado a levar roupas para as famílias e fazendo oficina de férias.
Programamos um projeto de horta, já que tem um espaço bom para isso.
Ajudamos na enchente da Comunidade da Coreia e Vietnã com roupas e alimentos.
O trabalho não para! Estou sempre recebendo doações e pedidos de doações, assim encaminho a quem precisa.
Agradeço a todos que de uma forma ou de outra nos ajudam!
Um bom ano para todos!
Elaine Pascon

Cofrinho
“Conscientizando”: Coleta Domiciliar x Coleta Seletiva

Se você ainda não recicla seu lixo, saiba que a quantidade de material que poderia ser “salvo”, evitando-se de poluir o solo de nosso planeta é cerca de 50% da quantidade que você coloca como lixo todas as semanas para fora de casa. A Cidade de São Paulo possui em muitos bairros a Coleta Seletiva de Resíduos, são eles: plástico, papel, papelão, vidro, latas de alumínio, garrafas pet, etc. Estes materiais podem e devem ser embalados em sacos de lixo ou sacolas comuns e dispostos, próximo ao horário de passagem do caminhão na sua rua. Em nosso bairro, o caminhão passa na segunda-feira de manhã. No link abaixo, você pode descobrir os horários mais precisos de coleta domiciliar: do lixo comum, e da coleta seletiva: de materiais recicláveis.
https://www.ecourbis.com.br/coleta/index.html
Colabore com a preservação de nosso planeta! Recicle!
A Prefeitura faz a parte dela. E você está fazendo a sua?

Sueli Nazareth Calado