Home » Newsletter – abr/2022

 

FIQUE POR DENTRO DA SAJP Nº 009

 

Notícias e novidades sobre a SAJP – Sociedade de Amigos do Jardim Prudência e Adjacências

11 de abril de 2022

 

 

Aniversário da Vizinhança Solidária

“Bodas de flores e frutas”

No dia 18 de abril de 2.022, comemoraremos o 4º aniversário do nosso grupo de Vizinhança Solidária – Jardim Prudência. Em um casamento, comemoraríamos “Bodas de flores e frutas”. “Esse é o nome dado à comemoração dos 4 anos de casamento de um casal”. No nosso caso, comemoraremos 4 anos de “União”. “Bodas tem origem na palavra latina “vota”, que significa promessa, que por sua vez significa “Ação ou efeito de prometer, de afirmar verbalmente ou por escrito que irá fazer ou dizer alguma coisa.” As bodas de flores e frutas têm um significado especial, pois é uma fase de amadurecimento da relação. As flores, assim como o relacionamento, são frágeis e precisam ser regadas e nutridas para que que se mantenham fortes e floresçam. As frutas também exigem dedicação e cuidado, elas precisam de acompanhamento e devem ser colhidas no tempo certo para que sejam saborosas e suculentas. Ao longo desses últimos 4 anos, temos vivido diversos desafios e conquistas. Temos passado por altos e baixos no que se refere à segurança. Roubos e furtos ainda são uma triste realidade em nossa região. (Cidade, estado e País). Há a percepção, por parte de muitos moradores, de que há a presença de patrulhamento mais ostensivo, porém, isso não tem inibido a ação de meliantes e bandidos de todos os matizes. O número de Policiais e viaturas disponíveis para a nossa região não parece ser suficiente, pois a região da Cidade Ademar engloba diversos bairros e centenas de milhares de moradores. Moradores de nossa região têm tido imensa dificuldade para registrar Boletins de Ocorrência. Tudo isso sem tocar em assuntos como Política e Políticos, Educação, Código Penal, Pandemia etc. No decorrer desses últimos 4 anos, conseguimos fortalecer laços de amizade e vizinhança. Conhecer seu vizinho é o “espirito” do Programa Vizinhança
Solidária. É muito bom dar “bom dia” aos vizinhos e amigos, seja na saída para o trabalho, na padaria açougue, no Supermercado etc… e ser correspondido! Da mesma forma, é bom saber que podemos contar com essas pessoas em caso de emergências de saúde, segurança ou simplesmente para comemoramos um aniversário. Tivemos o desafio das reuniões virtuais, mas logo voltaremos a ter reuniões presenciais. Nas reuniões presenciais, tratamos de medidas preventivas e discutimos ações de desenvolvimento de maneira mais interativa. Olhamos nos olhos uns dos outros e percebemos o medo e a insegurança que nos afligem. Nesses momentos, devemos relembrar o significado das palavras “Boda”, “Vota” e em especial da palavra “Promessa”. Cada um à sua maneira, fez a promessa/compromisso de proteger e cuidar de sua esposa/esposo, companheiro/companheira, filha/filho, de si e de seu lar. Hoje temos diversas pessoas, lares e famílias que buscam a União visando o bem próprio e comum. Precisamos amadurecer nossos relacionamentos com vizinhos e com aqueles que convivem conosco. Esses relacionamentos são frágeis e requerem cuidado, respeito e atenção. Como um dos frutos de nosso trabalho, surgiu a SAJP (Sociedade de Amigos do Jardim Prudência e Adjacências). A SAJP tem realizado um trabalho fantástico. São pessoas maravilhosas da nossa comunidade que dedicam – voluntariamente – horas e dias de suas vidas para melhorar nosso bairro. Nos últimos meses, participamos de reuniões nas quais compartilhamos nossas experiências e auxiliamos na criação de novas “vizinhanças solidárias” em bairros próximos. Muito há para ser feito.Para isso, é necessário que tenhamos um senso de comunidade maior. Precisamos de mentes e “braços”, ideias e ações. Precisamos interagir e nos unir cada vez mais para
que possamos ter força e representatividade perante os Órgãos Públicos (Prefeitura, Subprefeitura, Policia Militar, Civil, CONSEG etc.). Precisamos participar das reuniões de bairro e CONSEG. Precisamos conhecer nossos DIREITOS e DEVERES e exercê-los. Talvez assim, possamos colher bons frutos…. “Conta-se que um senhor plantava tâmaras no deserto quando um jovem o abordou: “Mas por que o senhor perde tempo plantando o que não vai colher?”. O senhor virou e respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”. Ou seja, não importa se você vai colher, o que importa é o que você vai deixar.” Começamos com poucos e hoje somos muitos! Amanhã seremos mais! Participe e divulgue!

Marcus Vinicius de Abreu

CADES

Objetivos do CADES

A SAJP é um organismo que se interessa por diversos assuntos, temas importantes que permeiam o interesse da comunidade onde está inserida. Ações Sociais, Meio Ambiente e Urbanismo, Segurança e tantos outros, são importantes e precisam ser explorados. No entanto, para que repercutam de forma efetiva e tragam para esta mesma comunidade resultados consistentes é necessário que a Associação busque os canais, para que além do voluntariado interno que há nela, os órgãos públicos se façam presentes com suas políticas e diretrizes. Tudo isto, para falarmos do CADES – O Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz que possui caráter participativo e consultivo. O CADES Regional como é o nosso a que pertencemos, Cidade Ademar, tem por objetivo social: promover, discutir e se manifestar sobre as Políticas Públicas atinentes, por meio de recomendações e proposições de planos, programas e projetos à nossa Subprefeitura. No fomento à cultura e aos ideais de sustentabilidade: propondo e apoiando ações públicas ou privadas de conservação. Na orientação à comunidade, cidadão ou organização: no encaminhamento de sua proposta, crítica ou denúncia relacionada à proteção ao órgão competente e canais de participação. Na promoção de ações conjuntas que visem à melhoria da qualidade de vida junto a quaisquer Conselhos e Secretarias que atuem na região das Prefeitura Regional Cidade Ademar. Na explicitação de subsídios e propostas para otimização do Plano Diretor de São Paulo (PDE) e do Plano Regional Estratégico da Prefeitura Regional Cidade Ademar dentro dos princípios da sustentabilidade ambiental.
Vejam quantas atribuições importantes estão contidas nestas ações e para isto hoje temos uma representante da Sociedade Civil e membro efetiva da SAJP que terá a missão de promover a intermediação de todas as demandas que estiverem no escopo destas atribuições. Temos muito que nos desenvolver nestes temas e trabalhar para transformar nosso bairro em um local que faça diferença aos olhos de quem vive aqui. Que estejamos cada vez mais integrados com o Meio Ambiente, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores. Atividades já em pauta na nossa rotina, como cuidar das praças, a questão da reciclagem e tantos mais, são apenas uma ponta desta longa cadeia.

Lorena Rabarchi Graciano

Paulistinha

Paulistinha da Vila

Há 23 anos atrás, o Paulistinha chegou com a finalidade de ocupar o tempo de alguns meninos que estavam aqui na favela de bobeira. A princípio era só um passatempo e, com o passar dos anos, foi se fazendo um time de respeito, por termos conquistado vários títulos e também por terem passado tantos meninos por nossas mãos. Quando pego os álbuns de fotos pra recordar, são tantas risadas e algumas tristezas também. O tempo passa e nós temos que continuar. A única certeza que fica é que construímos pessoas fortes, que independente do lado da história que escolheram pra ser protagonista, têm respeito por nós. Somos reconhecidos em qualquer lugar onde vamos jogar, afinal temos história: são 23 anos de altos e baixos, mas sem desistir nunca destes meninos. Texto adaptado de depoimento dado pelo Sidnei de Souza Machado em 31/03/2022. Esta associação contribuiu para a Festa de Aniversário do Paulistinha doando carne para churrasco e refrigerante para cerca de 70 crianças.

Renovando atitudes

Renovando atitudes…

O exercício de conviver e de participar de uma associação de bairro é algo que nos leva a constantemente repensar nossas próprias atitudes. Será que gritei com alguém? Será que falei muito forte ou me posicionei de maneira inadequada? São estes questionamentos que permitem que não estacionemos em nossas próprias e rígidas opiniões, e estejamos sempre em crescimento rumo a um melhor estado. Conviver com as diferentes opiniões é uma arte! Mas para se viver em comunidade é necessário que aprendamos com o outro e que também saibamos o melhor momento de colocar nossas opiniões. Nesta época em que a Páscoa se aproxima, pensei que seria importante refletirmos sobre se estamos fazendo a nossa parte para um melhor relacionamento dentro e fora do grupo. Que possamos nos renovar continuamente para melhorar nossa maneira de enxergar o outro e o mundo ao nosso redor!

Sueli Nazareth Calado

Globo terrestre

“Conscientizando”: As melhores formas de Conscientização Ambiental

“No início da revolução industrial e da produção acelerada, pouco se pensou nos danos que a utilização desmedida dos recursos naturais teriam futuramente. Porém, o tempo mostrou que a natureza não trabalha sob a perspectiva do pensamento consumista. Ela não se move para o lucro e não se regenera para poder sustentar os caprichos da humanidade.
A sociedade, em suma, não adquiriu uma educação que valorizasse a preservação ambiental. Então, a única alternativa encontrada por biólogos, pesquisadores e cientistas para chamar atenção para a escassez dos recursos naturais é trabalhar para conscientizar a população da necessidade de se preocupar com a conservação do meio ambiente e de se começar a investir numa educação sustentável para as futuras gerações. Um relatório feito pela WWF, uma organização não-governamental que atua em diversos países do globo com o objetivo de promover um desenvolvimento sustentável, constatou que a humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Este é um dado alarmante quando se tenta imaginar o mundo do próximo século. Do ponto de vista econômico, falta às nações a visão de que a biodiversidade de seu país influencia em seu desenvolvimento. Isto, porque este aspecto está camuflado por trás da produção industrial, da tecnologia e da funcionalidade do sistema econômico nas comunidades. Falta aos seres humanos, como um todo, entenderem que a degradação da natureza afeta suas vidas diariamente, em diversos sentidos. Pode ser que os danos ainda não estejam visíveis para os indivíduos e é por essa razão que é preciso insistir e estimular a conscientização ambiental.”

Redação Pensamento Verde https://www.pensamentoverde.com.br/atitude/as-melhores-formas-de-conscientizacao-ambiental/