Home » Newsletter – fev/2021

 

 

 

FIQUE POR DENTRO DA SAJP Nº 002

 

 

 

 

Notícias e novidades sobre a SAJP – Sociedade de Amigos do Jardim Prudência e Adjacências

10 de fevereiro de 2021

 

 

Ame o Verde

Projeto: Ame o Verde

O primeiro mês de 2021 foi o mês da criação do Projeto “Ame o Verde”. Tudo começou com a criação de um Comitê formado, após reunião com Marcelo Rebelo do Cidades.Co, sendo composto dos seguintes membros: Lorena Rabarchi, Marcos Marcelo Payão, Adriana Maria Paes e a arquiteta do projeto: Elaine Lippi. O Projeto “Ame o Verde” visa transformar as praças do bairro, deixando-as mais acolhedoras e agradáveis. Este projeto, em conjunto com o Cidades.Co, visa a adoção de espaços públicos devolvendo-os para a comunidade de forma estruturada, agregando valor ao patrimônio público que é de todos nós! O local escolhido para sofrer a primeira transformação foi a Praça Luis Alvaro de Araújo, localizada na Rua Robélia com a Rua Heriberto Simões do Valle. Esta iniciativa precisa do apoio de todos para se concretizar! Acompanhe o passo a passo deste belo projeto e participe!

Casa de Acolhimento

Agradecimento da Casa de Acolhimento “São José”

Neste um pouco mais de um mês, a Casa São José, que acolhe crianças vítimas de maus tratos, abuso e abandono, recebeu, através do Grupo de Vizinhos Solidários e da SAJP, vários itens de doação: 3 colchões de berço novos, 2 mini-camas semi-novas, 1 máquina de secar roupas, 1 liquidificador industrial, 1 sofá, 1 mesa de computador, Roupas de cama, Roupas, Brinquedos, Itens de decoração, Utensílios de cozinha. Agradecemos a todos que colaboraram e divulgaram esta nobre iniciativa de acolher nossas crianças!

E as crianças estão chegando! Já temos 11 crianças na SAICA São José: 1 menina de 5 meses; 1 menina de 2 anos; 2 meninos de 4 anos; 1 menino de 7 anos; 1 menina de 7 anos; 1 menina de 11 anos; 1 menino de 11 anos; 1 menino de 14 anos; 1 menina de 14 anos e 1 menina de 15 anos.
Agora estamos em campanha para arrecadar chinelos de tamanhos variados para calçá-los e também produtos de higiene pessoal, principalmente desodorante. Quem quiser contribuir, por favor, entre em contato com Elaine Pascon (11 99976-2193).

Revitalização da Praça

Mutirão na Praça Diego Barros

No próximo dia 28/02/2021, domingo, das 9:00 às 12:00h, teremos o Mutirão de limpeza, embelezamento e recuperação na Praça Diego Barros, que fica no encontro da Rua Robélia com a Rua Manoel Alonso Medina. Precisaremos de doações de material e de pessoas que queiram pôr a mão na massa!

Quem quiser colaborar de alguma maneira, por favor, entre em contato com Lorena (11 99666-7521) ou com Payão (11 98520-5045).

Rede elétrica

Quedas de Energia na Região

Sensíveis aos problemas relatados por diversos associados em relação às constantes queda de energia que temos experimentado na nossa região, mês passado iniciamos um abaixo assinado pedindo providências por parte da ENEL para melhorar os serviços (https://www.change.org/p/enel-falta-de-energia-el%C3%A9trica-recorrente-no-jardim-prud%C3%AAncia). 

Ato contínuo, a SAJP, representando os moradores e comerciantes da região, protocolou um ofício esta semana junto a ouvidoria da ENEL com a formalização dessas reclamações, anexando as assinaturas e comentários colhidos no abaixo assinado. Caso não tenhamos respostas efetivas nos próximos dias, acionaremos a ANEEL.

Dúvida

“Conscientizando”: Entulho, o que fazer?

Entulho é aquela sobra de reformas que sempre se torna um problema para o morador. A pergunta que fica é o que fazer com aquele resíduo? Na cidade de São Paulo, a lei proíbe que se jogue o entulho em vias e logradouros públicos. Mas a lei também permite que cada imóvel gerador destine até 50 Kg de entulho por dia para ser recolhido pela Prefeitura através da coleta domiciliar convencional, desde que se acondicione adequadamente os mesmos, geralmente em sacos de ráfia que suportam mais peso. Em caso de quantidades maiores, o munícipe pode encaminhar o entulho para um dos 117 Ecopontos da cidade. Os Ecopontos são unidades de descarte gratuito de até 1 m³/dia, o que significa aproximadamente 18 sacos de entulho, madeira, poda de árvore, resíduos recicláveis ou grandes objetos, como: sofás, móveis, etc. Endereço dos Ecopontos mais próximos: Ecoponto Vicente Rao: Av. Prof. Vicente Rao, 308 e Ecoponto Cupecê: Rua Anália Maria de Jesus, 130 (travessa da Av. Cupecê). Horário de funcionamento: seg a sáb: 6:00 às 22:00h e dom e feriados: 6:00 às 18:00h.No caso de serem geradas quantidades superiores à estabelecida em lei, o gerador é o responsável pela remoção e pela destinação do entulho. Portanto, se faz necessário contratar o serviço legalizado das empresas transportadores que operam com caçambas. Para contratar o serviço de caçambas é importante verificar a lista das empresas cadastradas pela administração municipal, porque somente as regularizadas podem descartar o entulho em aterros de resíduos da construção civil. Desta forma, dando disposição final ambientalmente adequada aos materiais. Veja a lista de transportadores cadastrados neste link: https://bit.ly/3aAbtk1. O descarte irregular de lixo e entulho é considerado crime ambiental e passível de multa de R$ 18.420,79. As punições são aplicadas de acordo com a lei 13478/02. O lixo não pode ser colocado fora do horário da coleta. Além disso, as caçambas precisam de autorização e ficar em local que não impeça o fluxo de veículos e pedestres. Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/amlurb/entulho/index.php?p=4627