Home » Newsletter – jun/2021

 

 

 

FIQUE POR DENTRO DA SAJP Nº 004

 

 

 

 

 

Notícias e novidades sobre a SAJP – Sociedade de Amigos do Jardim Prudência e Adjacências

10 de junho de 2021

 

 

2 Anos de SAJP

No dia 21 de maio de 2021, a SAJP completou dois anos de fundação. Simbolicamente, para celebrar esses dois anos estivemos na rotatória da Rua Manoel Alonso Medina com Rua Francisco Lopes Pinto no dia 29 de maio para “inaugurar” a placa que indica a adoção da rotatória pela SAJP. 

Cofrinho

Na ocasião pudemos reencontrar pessoalmente alguns membros da SAJP, e divulgar o trabalho da associação para os pedestres e carros que passavam pelo local.

O que leva um grupo de pessoas a tirar algumas horas do seu momento de folga e se reunir com outras pessoas para “inaugurar” uma placa? Aliás, o que leva essas pessoas a se reunirem todos os meses há mais de dois anos para discutirem problemas e soluções do nosso bairro? Por que se dedicar a uma causa como a Vizinhança Solidária ou a SAJP?

O Ser Humano é um animal social. Estudiosos têm se debruçado sobre a pergunta: por que, entre tantos primatas, o Homo Sapiens prevaleceu? Apenas como um exemplo, o Homem de Neandertal era mais forte, mais adaptado ao frio, e tinha um cérebro tão grande ou maior que o do Homo Sapiens. Mesmo assim pereceu – embora todos nós carreguemos até 4% da carga genética do Homem de Neandertal.

Segundo Yuval Harari, em seu best-seller “Sapiens”, o que levou o Homo Sapiens a prevalecer sobre os outros primatas foi sua capacidade de acreditar em algo fictício. Afinal, o que nos faz paulistas, ou brasileiros? O que são as nossas fronteiras se não algo em que coletivamente acreditamos? Se você nasce de um lado de uma linha imaginária você é X, mas se nasce do outro lado você é Y.

Esta capacidade de acreditar em algo “maior”, imaterial, fez com que os Sapiens se tornassem capazes de se agruparem em comunidades cada vez maiores. Se analisarmos outros primatas contemporâneos, apesar de também serem animais sociais, normalmente suas comunidades estão limitadas a no máximo cerca de 100 indivíduos. Geralmente esse é o limite que um “macho alfa” tem para impor seu controle sobre o grupo.

Esta capacidade tornou possível a evolução da ciência, a construção de cidades, o aumento da expectativa de vida; permitiu colocarmos um homem na Lua, e inúmeras outras grandes conquistas.

Infelizmente esta mesma capacidade que temos de nos unirmos em torno de uma causa tornou o Homo Sapiens também uma grande ameaça à própria vida no planeta. Além das intermináveis guerras e perseguições, estamos vivendo o que é considerada a “Sexta Grande Extinção” em massa. E esta é causada pelo próprio Homo Sapiens, ou seja, por todos nós. Para termos uma ideia, a última grande extinção em massa ocorrida no planeta foi há mais de 65 milhões de anos atrás com a queda do asteroide no Golfo do México, que levou ao fim dos Dinossauros. Segundo os cientistas, hoje, uma quantidade imensa de animais está morrendo num intervalo de tempo muito curto devido à perda de hábitat, à poluição e às mudanças climáticas.

Esta capacidade de se unir em torno de uma ideia, de uma causa, pode então ser utilizada para realizar coisas boas e ruins. São duas faces da mesma moeda. A mesma capacidade que pode nos levar a guerras e conflitos, pode também nos levar a grandes e boas realizações, tais como cura de doenças ou a reduzir a pobreza e a fome.

Isso me traz de volta às perguntas iniciais desse texto. Por que este grupo de pessoas segue se reunindo, segue procurando encontrar formas de melhorar nossa vida no nosso bairro? A resposta é bastante simples… Porque somos seres humanos, e acreditamos nessa causa, de tornar nosso bairro um lugar melhor para se viver. Acreditamos que podemos tomar medidas que melhorem a nossa segurança, que proteja nosso bairro da especulação imobiliária e sua descaracterização, que contribua para aplacar o sofrimento dos menos favorecidos.

Acreditamos em muita coisa, e se não podemos mudar o mundo, podemos ao menos mudar nossa pequena região.

E precisamos de mais gente que compartilhe esta ideia conosco. Junte-se a nós, você será muito bem vindo(a), e precisamos da sua ajuda, para que nossos próximos 2, 4, 10 anos sejam de ainda mais desafios e realizações.

Parabéns SAJP! Parabéns a todos que acreditam e se dedicam a esta causa!

Marcio Yatsuda

CADES

Polícia Militar: diferença entre Companhia e Batalhão

O Batalhão é definido como uma unidade militar, enquanto a Companhia é uma subunidade militar. De maneira geral, a Companhia é subordinada ao Batalhão, e para se formar um Batalhão é necessária a união de 3 a 5 companhias.

 

 Batalhão

 Companhia

 Efetivo

 De 500 a 1000 militares

 De 150 a 300 militares

 Comandante

 Ten. Coronel ou Coronel

 Capitão ou Major

O 22º BPM/M (Batalhão de Polícia Militar Metropolitano), localizado na Rua Dr. Paulo Aires Neto, 110, no Jardim Marajoara, atende cerca de 528 mil habitantes e é formado por 4 companhias: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Companhias, tendo como seus principais bairros respectivamente: Campo Grande, Pedreira, Cidade Ademar e Vila Joaniza.
Nossa região é atendida pela 3ª Companhia do 22º BPM/M, que contém ainda a companhia de Força Tática. A 3ª Cia está localizada na Rua Cel. Francisco Júlio César Alfieri, 83 – Cidade Ademar.
Mais informações sobre a 3ª Cia:

  • Dados Territoriais
    • Extensão Territorial = 6007 KM²
    • Sub-Setores = 13
    • População = 112.000 habitantes
    • Bairros = 17
    • Escolas Estaduais = 11
    • Escolas Municipais = 3
    • Escolas Particulares = 28
    • Comunidades = 7
  • Viaturas
    • Efetivo Fixado = 176
    • Viaturas Operando = 26
    • Viaturas Baixadas = 6
    • Motos = 2
  • Dados da Sede
    • Sede Doada do 43º DP
    • Área Real = 3.645 KM²
    • Área Escrita = 3.588 KM²

Fonte: https://blog.estrategiamilitares.com.br/carreiras-militares/companhia-militar/https://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/22bpmm/index.htmlhttps://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/22bpmm/3cia.html

Paulistinha

Retomada do Mutirão na Praça Diego Barros

Retomaremos o mutirão da Praça Diego Barros – praça que fica no encontro da Rua Robélia com Rua Manoel Alonso Medina – no dia 20 de junho de 2021, das 9:00 às 12:00h. A subprefeitura ficou de realizar a limpeza e a capinagem da praça, e nós faremos a pintura dos equipamentos. Quem quiser participar ou contribuir com algum material, por favor, entre em contato com a Lorena (Fone: 99666-7521).
Precisamos de 3 rolinhos pequenos e 3 pincéis médios. As tintas já foram gentilmente doadas pela Multitintas – unidade Santo Amaro – que fica na Av. Washington Luiz, 3754 (ao lado do Viaduto Washington Luiz). Participe! Juntos podemos mais!

Paulistinha

Revisão do Plano Diretor Estratégico da Cidade de São Paulo em 2021 – Oportunidade ou Problema?

O Plano Diretor Estratégico é uma lei municipal que determina todas as diretrizes para o desenvolvimento urbano e rural da cidade. O Estatuto da Cidade determina que todo município com mais de 20 000 habitantes tem que, obrigatoriamente, ter um Plano Diretor Estratégico. O Estatuto da Cidade também estabelece, nos artigos 39º e 40º que o Plano Diretor é “o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”. É ele quem deve promover o diálogo entre os aspectos físicos/territoriais e os objetivos sociais, econômicos e ambientais que temos para a cidade.
Estatuto da Cidade ou Lei nº 10.257 DE 10 DE JULHO DE 2001 regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal. O artigo 182 estabelece que: “A política de desenvolvimento urbano, executada pelo poder público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.”.
É importante lembrar que o Estatuto da Cidade determina que:

“Art. 2º – A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:
I – …

  1. – gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;”
  2. – …

A revisão do Plano Diretor Estratégico da cidade de São Paulo é sempre um evento de proporções enormes. Seja pela quantidade de ONGs, instituições públicas e agentes da sociedade civil organizada envolvidos no processo, quanto pela quantidade e densidade dos conteúdos e documentos técnicos a serem analisados e compreendidos.
Para a efetivação do processo de revisão do PDE de 2014, os vereadores realizaram 62 audiências públicas, que reuniram cerca de 6 mil participantes no total, além de contribuições enviadas pelo portal da Casa. No total, foram 2.200 sugestões, incluindo 1.200 propostas apresentadas nas audiências, 500 documentos protocolados e 531 propostas transmitidas pela internet. Isso só na etapa do legislativo. Na etapa de elaboração realizada pelo executivo questionou-se o caráter das chamadas públicas para as audiências públicas (as chamadas públicas eram realizadas através do Diário Oficial do Município). Esta pressão fez com que o processo no legislativo fosse divulgado via grande mídia (rádio,internet e TV). Somando as atividades participativas do executivo e legislativo chegamos à: 114 audiências públicas, 25 692 participantes, 10 147 contribuições, 5684 propostas presenciais e 4463 propostas via internet.Analisando os números de 2014 tem-se a impressão que o processo participativo foi suficiente, porém, não é preciso fazer uma reflexão muito profunda para chegarmos à conclusão que 25 692 participantes de uma população que andava perto de 10 000 000 de habitantes não é uma amostragem representativa. Pode-se afirmar que tal resultado é, basicamente, fruto da falta de publicidade sobre o processo revisório.
Em 2021 tem-se um novo cenário: segundo ano da maior pandemia em 100 anos e uma nova revisão é proposta e colocada em pauta. Como garantir o processo participativo sem condições sanitárias adequadas? Considerando a opção de audiências virtuais, como conectar 25 692 pessoas (o número de participantes da última revisão) de forma isonômica e possível de ser auditada, se necessário? Porque a insistência da prefeitura e parte expressiva do legislativo municipal em fazer o processo de revisão em plena pandemia? A revisão do PDE da cidade de São Paulo no ano de 2021 é uma oportunidade ou um enorme problema?

Marcelo Sampaio

Paulistinha

Campanha de Doação de Sangue

No dia 22 de junho, no período da manhã, no Colégio São Sabas – Rua das Flechas, Nº 255 -, será feita a triagem e coleta de sangue dos voluntários que se cadastrarem previamente através do whatsapp/telefone: 99694-9557 com Elaine Paviani. Serão necessários 80 voluntários-doadores para que o Pró-sangue se desloque até o local. Daí a necessidade de cadastro prévio. Também serão estipulados horários para que cada pessoa compareça ao local sem haver aglomeração.

Participe desta ação! Seu ato pode salvar vidas!

Paulistinha

Campanha do Cobertor e Agasalho – Inverno/2021

Já foram arrecadados 90 cobertores desde o início da campanha. Mas precisamos de mais cobertores e agasalhos. Estamos comprando mais barato os cobertores, em lotes de 20 unidades, por isso, estamos aceitando dinheiro para que possamos adquiri-los. Quem puder contribuir, por favor, entre em contato com Elaine Pascon: 99976-2193.

Neste inverno, ajude-nos a aquecer mais corações!

Renovando atitudes

“Conscientizando”: Reciclagem do Lixo e Meio Ambiente

No último dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Sabemos que os governos e as empresas têm grande responsabilidade na manutenção de nossos recursos naturais, em iniciativas de reciclagem de materiais e diminuição dos impactos sobre o meio ambiente; mas todos os cidadãos precisam adotar novos comportamentos em prol de nosso ecossistema.
Uma das formas de se contribuir é separando os materiais orgânicos dos materiais recicláveis de nosso lixo. Devemos, então, colocar os recicláveis para fora de casa no dia certo da coleta seletiva. Que no caso de nossos bairros é pela segundas-feiras pela manhã.
Os metais como: latinhas de alumínio, lacres de latinhas, pregos, panelas sem cabo, arames, ferragens e parafusos. É sempre importante passar água nos recipientes vazios para retirar restos de sucos e refrigerantes, por exemplo. Mas as esponjas de aço, aerossóis e inseticidas não são recicláveis.
Os papéis de maneira geral são recicláveis, como: jornais, revistas, envelopes, cartazes, folhas de caderno, caixas de pizza desde que sem gordura. Não são recicláveis os papéis de fotografias, papel higiênico, papel carbono e etiquetas adesivas.
Mais da metade do lixo produzido no mundo é a base de plástico. Dentre os plásticos recicláveis temos: sacos e sacolas, garrafas pet, tampinhas, potes e embalagens, canos e tubos de PVC.
Os vidros também podem ser reciclados, mas devem ser limpos e secos. Não podem ser reciclados: lâmpadas, óculos, espelhos, tubos de TV, boxes temperados, cerâmica, louça e porcelana. Lembrando que quando quebrarem devemos embrulhar em jornal ou papelão para que os coletores de lixo não se machuquem.
Benefícios obtidos com a reciclagem do lixo:

  • A cada 28 toneladas de papel reciclado evita-se o corte de 1 hectare de floresta
  • 1 tonelada de papel novo precisa de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia
  • 1 tonelada de papel reciclado precisa de 1.200 Kg de papel velho, 2 mil litros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia.
  • É 100% reciclável, portanto não é lixo. 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo.
  • 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.
  • 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo.
  • Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio economiza-se 95% de energia (são 17.600kwh para fabricar alumínio a partir de matéria prima virgem contra 750kwh a partir de alumínio reciclado), 5 toneladas de bauxita e evita-se a poluição causada pelo processo convencional: redução de 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água.

Fonte: https://meiosustentavel.com.br/reciclagem-e-sustentabilidade/
https://yvybrasil.com/blog/reciclar-como-separar-o-lixo-domestico-de-maneira-correta