Home » Serviços úteis

Operação Cata-Bagulho

A Operação Cata-Bagulho é realizada pela Limpa Sp, junto com as subprefeituras, para coletar grandes objetos e resíduos volumosos.

Os materiais como: móveis velhos, restos de madeiras, colchões, metais, eletrodomésticos, grandes objetos e entulhos devidamente ensacados devem ser colocados na frente da residência antes das 7h do dia programado. Será recolhido o limite de até 1 metro cúbico, equivalente a 15 sacos de 50kg cada. Não é permitido deixar o material na rua na noite anterior.

Horário de funcionamento: Segunda à Sábado das 07h às 13h. Disponha seus resíduos até as 07h.

O descarte irregular é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 16.003,53 mil em caso de flagrante, conforme Lei nº13.478/02, artigo 185.

Para saber quando a operação cata bagulho e outros serviços estarão disponíveis na sua região basta realizar a consulta no link abaixo digitando o seu endereço ou CEP:

Consulta

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva é aquela que coleta materiais chamados recicláveis, ou seja, materiais que podem ser reaproveitados, como: latas de refrigerante, garrafas pet, papéis, papelão, embalagens plásticas, vidro, entre outros.

Cada região da cidade tem o seu dia de coleta seletiva. Em nossso bairro, o caminhão de coleta seletiva passa às segundas-feiras pela manhã. Confira os horários mais precisos no link abaixo:

https://www.ecourbis.com.br/coleta/index.html

 

Ecopontos

Você conhece o chamado Ecoponto? Ele é um local de entrega voluntária de pequenos volumes (até 1 m³), grandes objetos (móveis, sofás, etc), restos de poda de árvore e resíduos recicláveis. O munícipe coloca o resíduo gratuitamente em caçambas diferentes para cada tipo de material. Podem ser levados até o local também materiais como: óleo de cozinha, madeira, concreto, eletrônicos, eletrodomésticos, eletro eletrônicos, telhas de cerâmica, pisos, areia, vidro, gesso, metais, pneus, blocos, louças, reboco, colchões, móveis e plástico.

Ecopontos nas proximidades: 

Ecoponto Vicente Rao

 Av. Professor Vicente Rao, 308 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04636-001

Horário de Funcionamento:

2ª feira a sábado: das 6:00 às 22:00h

domingos e feriados: das 6:00 às 18:00h

Ecoponto Cupecê

R. Anália Maria de Jesus, 131 – Jardim Itacolomi, São Paulo – SP, 04385-090

Horário de Funcionamento:

2ª feira a 6ª feira: das 6:00 às 22:00h

sábado, domingo e feriados: das 6:00 às 18:00h

Boletim de Ocorrência online

Você sabia que algumas ocorrências podem ser registradas online, por meio do site da Polícia Civil?

Dentre elas:

  • roubo ou furto de veículo
  • roubo de documentos, celulares e/ou objetos
  • furto de documentos, celulares e/ou objetos
  • fraude e estelionato
  • perda de documentos, celulares e/ou objetos
  • furto de fios e/ou cabos na via pública
  • desaparecimento de pessoas
  • acidente de trânsito sem vítimas
  • injúria, calúnia ou difamação
  • encontro de pessoas
  • violência doméstica contra a mulher
  • e outras ocorrências.

Conheça todos os tipos de ocorrências, que podem ser registradas online, no link abaixo:

Comunicar Ocorrência

 

Aplicativo "SOS Mulher"

O aplicativo SOS Mulher foi desenvolvido para oferecer suporte às mulheres que possuem medidas de proteção concedidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e se encontram em situações de perigo. Através dele, as vítimas podem solicitar ajuda pressionando um único botão em seus dispositivos móveis, o que aciona o envio imediato da viatura da Polícia Militar mais próxima ao local onde o sinal foi emitido.

O processo de acesso ao socorro através do aplicativo é simples e envolve três etapas. Primeiramente, é necessário que a mulher tenha uma medida de proteção concedida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Em posse dessa medida válida, ela deve baixar a ferramenta, disponível para download em dispositivos iOS e Android, e realizar o cadastro de seus dados pessoais. Uma vez cadastrada, a usuária pode solicitar ajuda sempre que se sentir em perigo, bastando pressionar o botão disponível na ferramenta por cinco segundos. Esse acionamento gera automaticamente uma ocorrência de risco à integridade física nos Centros de Operações da Polícia Militar (Copom) em todo o Estado.

Após a chegada da equipe policial, é fundamental que a usuária apresente a decisão judicial que comprova o descumprimento da medida protetiva, juntamente com as providências legais decorrentes.