Home » Newsletter – jun/2022

 

 

FIQUE POR DENTRO DA SAJP Nº 010

 

 

Notícias e novidades sobre a SAJP – Sociedade de Amigos do Jardim Prudência e Adjacências

10 de junho de 2022

 

 

Equipe dando as mãos

Três anos de SAJP

A SAJP completou dia 21 de maio, três anos de sua fundação.
Nossa associação surgiu inicialmente como uma evolução do nosso grupo de Vizinhança Solidária, focado nos temas relacionadas à segurança pública. Desde o início, acalentávamos o sonho de formar uma associação, e assim dar personalidade jurídica ao grupo, permitindo com isso assinarmos convênio, como o das câmeras Detecta e Radar.
Pouco mais de um ano depois da associação estar formada, conseguimos arcar com a instalação do primeiro conjunto de câmeras Detecta, e desde então a SAJP tem arcado com sua manutenção.
Desde sua fundação expandimos a atuação da SAJP para questões relacionadas ao social, meio ambiente e urbanismo. Como representante da sociedade civil, temos atuado junto aos órgãos públicos e outras instituições na defesa dos interesses coletivos de nossos associados.
Pesquisa recente que fizemos revela que a maioria dos moradores de nossa região entende a importância de se ter uma associação de moradores na defesa de seus direitos. Essa mesma pesquisa também revela que a maioria das pessoas tem uma boa avaliação da SAJP.
Mas se a pesquisa aponta esses bons indicadores, por que, proporcionalmente ainda temos pouco associados?
Trata-se de uma pergunta que nós, membros da diretoria, associados e mesmo não associados devemos nos fazer. Temos que olhar com sinceridade para dentro de nós e buscar as respostas.
A crise econômica, agravada por mais de dois anos de pandemia, ajuda a explicar parte dessa questão. Afinal, durante os períodos de crise, é natural que as famílias busquem cortar todos os gastos tidos como não essenciais. Embora os atuais valores de mensalidade possam ser considerados baixos – R$20,00 para pessoas física (1,6% do salário mínimo) e R$50,00 para pessoas jurídicas – sabemos que a crise não ajuda no crescimento da base de associados.
Parte da resposta pode vir também do fato de que muitas pessoas desconhecem o que a SAJP faz e onde atua. Para sanar esta questão, temos feito regularmente reporte das atividades da associação, como esta newsletter, reuniões presenciais e divulgação no Telegram, no site e nas redes sociais. Sem dúvida temos muito a melhorar, mas hoje as pessoas que possuem cadastro na SAJP recebem uma boa quantidade de informações sobre nossa atuação.
Mas refletindo sobre isso, e baseado nas colocações que ouvimos quando encontramos pessoas que ainda não conhecem o trabalho da SAJP, como tivemos oportunidade de ouvir durante nossa última reunião presencial, acho que o principal motivo para o baixo índice de engajamento é a crença de que os problemas que enfrentamos não tem solução, de que não adianta se envolver.
Seja um estabelecimento comercial que produz um ruído infernal perturbando o sagrado sossego coletivo, seja a falta de sinalização de trânsito, sejam buracos na rua, seja uma árvore que precisa ser podada. O que fazer? Pra que se envolver? Pra que abrir um chamado? Afinal os políticos não estão “nem aí” para nós, não é mesmo?
Eu, e todos os membros da diretoria da SAJP, e boa parte dos associados, nos recusamos a compartilhar desta crença.
Acreditamos sim que é possível melhorar as coisas, resolver problemas, e melhorar a qualidade de vida no nosso entorno.
Não temos uma atitude Poliana, de achar que tudo vai melhorar, de que basta reclamarmos junto aos órgãos públicos, e tudo se resolverá. Infelizmente sabemos que esta não é nossa realidade.
Mas os exemplos brotam de todos os lados. Para que melhoremos os serviços públicos, tais como segurança, saúde, assistência social, zeladoria urbana, dentre outros, temos que registrar, cobrar, registrar de novo, cobrar de novo, registrar mais uma vez, e cobrar quantas vezes forem necessárias.
Já vimos isso acontecer inúmeras vezes nesses três anos. Problemas que pareciam insolúveis, foram resolvidos, porque a sociedade se mobilizou.
Se você acredita que é possível melhorar as coisas, junte-se a nós. Se não é associado ainda, associe-se. Se é associado, mas não tem participado das reuniões, volte a frequentá-las. Traga sua opinião, sua crítica. Faça-se ouvir. Convide seus vizinhos. Ajude-nos a mobilizar o bairro. Com mais recursos, poderemos fazer cada vez mais.
Se você não acredita, convido-o(a) a refletir sobre isso. Se outros puderam melhorar seu entorno, engajando-se nessas lutas, por que você não poderia? Por que deixar nas mãos de outros a solução dos problemas que o(a) afetam? Por que não dar um passo além do “reclamar” ou da apatia? E se der certo?
Passados meus primeiros 53 anos de vida, já entendi que o momento de realizar é agora. Não há que se esperar as condições perfeitas de temperatura e pressão. Não estamos num laboratório. A vida é jogo, não é treino. Todos os dias.
Vem jogar com a gente!
Marcio Yatsuda

Gráfico sobre avaliação do estado de ruas e calçadas do bairro

Conservação de Ruas e Calçadas do bairro

Lançamos uma pesquisa sobre o estado e as características de nosso bairro em maio/2022, quando após convidarmos as pessoas para participar, 31 delas responderam e tiveram a oportunidade de colocar suas opiniões a respeito da importância de haver uma associação no bairro com o intuito justamente de melhorar estas características e o estado atual das coisas.
Em um dos itens pesquisados, a conservação de ruas e calçadas, tivémos apenas 16,2% (notas acima de 7) das pessoas que consideram haver um bom estado. Assim, a grande maioria, 83,8% vêem como ruim o estado das ruas e calçadas do bairro.
Mas o que podemos fazer para mudar esta situação?
Com referência ao estado das ruas, pode-se fazer solicitações para a prefeitura da Cidade de São Paulo, via aplicativo SP156, ou no site: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal, para que o poder público tome as providências necessárias: tapando buracos, fazendo a capinação ou manutenção de guias e sarjetas, realizando a manutenção de calçadas públicas, ou ainda podemos denunciar calçadas particulares danificadas ou inexistentes. 
Mas sugiro que antes de efetuar uma denúncia de calçada danificada, por exemplo, tentemos sempre a política da boa vizinhança, aconselhando antes ao morador ou proprietário que realize a devida manutenção. Caso isto não ocorra, aí sim partir para a denúncia.
E se eu sou o morador e/ou proprietário de um imóvel com calçada em mau estado? É importante que eu comece a tomar providências no sentido de tornar o nosso bairro um local mais seguro para os pedestres andarem nas calçadas, dando minha cota de participação!
Certa vez, há uns 14 anos atrás, quando caminhava por uma calçada do bairro mau conservada, quebrei meu tornozelo e tive que ficar alguns meses imobilizada, depois tive que fazer fisioterapia para me recuperar. E quantas pessoas já não passaram por isto?
Uma andorinha não faz verão. Mas juntos podemos mudar para melhor o nosso bairro!
Sueli Nazareth Calado

coletando

Coletando, uma nova ação pelo planeta!

Reciclar, reaproveitar, reprocessar, o mundo está em constante transformação, o consumo das pessoas que habitam este planeta vem se mostrando uma grande preocupação, pois a tecnologia traz muitas facilidades, mas a questão de como descartar de forma inteligente o que usamos é um grande desafio.
Muitas iniciativas e mesmo ações concretas em andamento e já consolidadas na sociedade foram implementadas e estão trazendo benefícios importantes. Imagine se não tivéssemos começado os processos de recolher e reciclar os diversos tipos de materiais que fazemos uso!?
Existem diversas informações na internet sobre este tema, pois é atual e será tratado permanentemente, mas recentemente e através da minha participação no CADES descobri uma ação importante chamada “Coletando”, que é uma campanha que prepara pessoas comuns para se tornarem empreendedores da Reciclagem, gerando renda para si e para sua comunidade, através de Ecopontos que beneficiam a todos.
Como isto funciona: A atuação é nas comunidades em locais de grande circulação de pessoas. Os Ecopontos móveis possibilitam estarem em vários locais ao longo do dia, dando mais capacidade de volume, beneficiando mais pessoas e captando maior quantidade de materiais recicláveis.
E quem ganha com tudo isso? – Todos os envolvidos!
Com a Coletando, o benefício atinge dimensões antes inimagináveis, pois com o programa, a comunidade local se beneficia com a limpeza e salubridade dos espaços comuns; a população ganha com o benefício de bancarização e recebimento pela entrega dos materiais pós consumo de seus lares; o empreendedor ou a cooperativa ganha com a oportunidade de geração de emprego e renda para si e para todos os envolvidos no trabalho; as crianças ganham com o aprendizado real sobre sustentabilidade, e educação ambiental. Antes só vista em livros e faladas na aula.
A alternativa de gerar um cashback em qualquer lugar e diretamente em um cartão (pré-pago), possibilita a inclusão bancária nas comunidades mais vulneráveis, dando à população mais carente, acesso a serviços básicos bancários. Um fator importante e positivo que fomenta a economia local, permitindo que as pessoas criem uma renda extra baseada no descarte correto de seus resíduos pós consumo.
Os condomínios de classes superiores economicamente, doam seus materiais e com isso, a Coletando consegue fomentar a fabricação de materiais novos a partir destes e assim, beneficiar as comunidades através de sorteios e premiações com brindes vindos da confecção a partir destes materiais doados.
Se você também, assim como nós, sonha com um planeta mais limpo, justo e com a pulverização da economia circular, talvez este seja um bom caminho!!!
Caso tenha interesse em conhecer mais sobre a campanha visite-os.
#vemsercoletando #coletandopeloplaneta
http://coletando.org/
Lorena Rabarchi Graciano

árvores

“Conscientizando”: Semana do Meio Ambiente

“A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.
A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.”

Dia mundial do meio ambiente

“Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972.
A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.
O principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas.
 A data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.
Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta foi a forma encontrada pela ONU para dar ideias de atividades que promovam a conscientização da população para preservar o meio ambiente.
Em 2022, ao completar 50 anos desde a origem do Dia mundial do meio ambiente, o tema escolhido para a comemoração foi “Uma Só Terra”.
Essa data é importante para nos conscientizarmos sobre a necessidade de preservarmos os recursos naturais. Além disso, para refletirmos sobre os impactos ao meio ambiente provocados pela atividade humana, uma vez que é perceptível o crescente número de problemas ambientais ao longo dos anos.
Proteger e melhorar a relação entre a sociedade e a natureza é um dever de todos e pequenas ações podem ter grandes impactos, por isso a necessidade de discutir o tema.
Por exemplo, quando as pessoas jogam lixo no chão os materiais são arrastados pela chuva e se acumulam nos bueiros. Com isso, a água não tem para onde escoar e aumentam as chances de ocorrer alagamentos e até enchentes.

Hábitos que ajudam o meio ambiente

Confira algumas dicas de ações simples que você pode fazer no seu dia a dia e colaborar para a preservação do meio ambiente.
1. Jogue o lixo em locais adequados. Exemplo: não jogue lixo no chão e não jogue o óleo comestível no encanamento.
2. Pratique o consumo consciente. Exemplo: evite desperdiçar comida e comprar mais do que precisa.
3. Economize energia elétrica. Exemplo: em casa, mantenha a luz acesa apenas no cômodo que você está e deixe na tomada só os aparelhos que estiver usando.
4. Reutilize materiais. Exemplo: recipientes de vidro podem se tornar peças de decoração ou servir para armazenar outras coisas.
5. Economize água. Exemplo: ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada e diminua o tempo com o chuveiro aberto no banho.
6. Diminua a utilização de materiais descartáveis. Exemplo: para o trabalho ou escola leve seu próprio copo na bolsa.
7. Separe o lixo corretamente para que os resíduos tenham o destino correto. Exemplo: em casa, identifique baldes para cada tipo de lixo.”
Se soubesse que o mundo se acaba amanhã, eu ainda hoje plantaria uma árvore.” (Martin Luther King Jr.)

Textos extraídos dehttps://www.calendarr.com/brasil/semana-mundial-do-meio-ambiente/  e
https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-meio-ambiente/