Obras em andamento na Praça:

As obras de Revitalização da Praça Luís Álvaro Cavalheiro de Araújo já começaram!

Em breve teremos: parquinho para crianças, aparelhos de Ginástica e mudas de Íris azul plantadas no local. O Projeto inicial previa também uma pista de caminhada, dentre outros, mas como a verba foi obtida junto ao Vereador Rodrigo Goulart, será feito o projeto básico da Prefeitura para as praças. As cerca de 100 mudas foram cedidas pela subprefeitura da Cidade Ademar e já neste sábado dia 4 de setembro de 2021, às 10:00h, iniciaremos a plantá-las.

Os membros da Associação apresentaram o Projeto original, e o vereador acima citado conseguiu destinar as verbas dando início às obras.

Projeto Original:

O Projeto “Ame o Verde” visa transformar as praças do bairro, deixando-as mais acolhedoras e agradáveis. Este projeto, em conjunto com o Cidades.Co, visa a adoção de espaços públicos devolvendo-os para a comunidade de forma estruturada, agregando valor ao patrimônio público que é de todos nós!
Tudo começou com a criação de um Comitê formado, após reunião com Marcelo Rebelo do Cidades.Co, sendo composto dos seguintes membros: Lorena Rabarchi, Marcos Marcelo Payão, Adriana Maria Paes e a arquiteta do projeto: Elaine Lippi.
O local escolhido para sofrer a primeira transformação foi a Praça Luis Alvaro Cavalheiro de Araújo, que possui aproximadamente 1900m², localizada na Rua Robélia com a Rua Heriberto Simões do Valle.

Em tempos de relacionamentos através de redes virtuais, redes sociais, o espaço público vem perdendo seu papel na sociedade. Porém, nesse período atípico de pandemia, onde foi necessário repensar a forma como vivemos e aproveitamos a vida de forma segura, evidenciamos e percebemos o quanto é importante resgatar certos costumes, a relação com vizinhos e com a sociedade e o quanto é importante a relação com a natureza.
O bairro do Jardim Prudência e suas Adjacências é considerado um “oásis” por muitas pessoas porque mantem a ocupação do espaço por construções e áreas verdes em harmonia. Sendo assim, as pessoas procuram fazer caminhadas e outras atividades ao ar livre em suas ruas. Porém, as suas áreas verdes não possuem infraestrutura ou não estão em condições adequadas para uso.
Ao longo dos anos a praça tem sido tradicionalmente o ponto focal da vida na cidade e fator definidor da identidade urbana. Palco de locais para reinvindicações populares e onde as crianças brincam, onde se desenvolvem como cidadãos, local de encontro da cidade.

De acordo com a Revista Veja São Paulo publicada em outubro de 2020, a região da Cidade Ademar, possui uma densidade de 22223 habitantes/m² e não possui nenhum parque. Como solução, moradores do bairro e suas crianças acabam se deslocando para parques mais próximos como o do Cordeiro e Nabuco ou realizam um deslocamento para Parques maiores como Parque do Ibirapuera, Parque do Povo, Parque Villa Lobos, entre outros.
Sendo o bairro bem provido de praças, sugere-se que essas podem ser requalificadas, evitando assim o deslocamento para usufruir de espaços públicos localizados em outras regiões da cidade, agregando mais qualidade de vida e promovendo maior interação social.

Planta atual da Praça
Planta atual da Praça

O Projeto propõe a criação de um espaço para recreação e uma área de convivência. O playground deve ter um escorregador, uma gangorra dupla e um gira-gira. Haverá ainda uma arena lúdica aonde poderão ocorrer pequenas apresentações de teatro, música ou apenas conversas entre grupos.

O banco 360º, feito em madeira plástica ecológica, trazendo charme para a área, será um ótimo lugar para descanso e conversa.

Serão 7 tipos diferentes de equipamentos de ginástica e alongamento e ainda contaremos com uma pista para caminhada.

legenda
Planta do Projeto (proposta)
Planta do Projeto