O que é a Vizinhança Solidária?

A Vizinhança Solidária é um programa que é formado por um conjunto de ações, que busca, por meio da prevenção, melhorar a segurança local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento. Consiste em facilitar o entrosamento entre os vizinhos, e, entre estes e a Polícia Militar, com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade das ruas e/ou bairros onde o programa for implementado.

 

Quando foi criado o Programa Vizinhança Solidária?

O programa se iniciou em 2009 no bairro do Itaim Bibi, na capital do Estado de São Paulo. Somente em junho de 2018 foi sancionada a Lei 16.771/2018 propondo a implementação da Vizinhança Solidária em todo o Estado.

 

Como criar um grupo da Vizinhança Solidária?

Algumas importantes etapas devem ser seguidas para se implementar a Vizinhança Solidária em uma rua, grupo de ruas, ou até mesmo em seu bairro:

  1. Enviar uma carta convite a todos os moradores da região que se quer montar o grupo, para participação em encontro que trate do assunto
  2. Neste primeiro encontro, além de ouvir um pouco cada morador, que deve fazer uma breve apresentação, explica-se o que é a Vizinhança Solidária e pode-se discutir pontos críticos para a melhora da segurança na região, bem como, a frequência da reunião, criação de grupo de whatsapp para comunicação entre o grupo, e quem será o “tutor”, ou seja, quem será o representante do grupo junto aos órgãos púbicos.
  3. Procurar a Companhia da Polícia Militar da região para apresentar o novo grupo criado, e também o CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança. É importante que o tutor, ou um os tutores, quando houver mais de um representante, compareça mensalmente às reuniões do CONSEG local.
  4. Pode-se convidar o Comandante da Companhia para comparecer a algumas das reuniões do grupo, quando o membro da PM poderá orientar o grupo quanto à importância de medidas preventivas por parte dos vizinhos.