Home » Programa Vizinhança Solidária

O que é e como se desenvolve

O Programa Vizinhança Solidária é formado por um conjunto de ações que busca, por meio da prevenção, melhorar os índices de segurança local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento.

Quando a comunidade trabalha unida em um sistema de cooperação mútua, com a participação ativa e integrada dos organismos policiais, a sociedade alcança uma das formas mais eficazes de prevenção.

Isso envolve os vizinhos se conhecendo e trabalhando juntos na busca de soluções para problemas de seu bairro. A colaboração mútua faz com que um olhe para o outro. Com a participação de cada um, a segurança pública torna-se mais eficiente.

Assim, o grupo de Vizinhança Solidária realiza reuniões bimestrais com o objetivo de aumentar o sentimento de pertencimento e participação comunitária e desta forma juntos podermos melhorar a segurança de nossos bairros.

Logo Vizinhança Solidária

Como surgiu em nosso bairro

O Programa Vizinhança Solidária surgiu, em nossa região, a partir da união de dois grupos de moradores. Estes grupos estavam se organizando separadamente, visando a melhoria da segurança nos seus bairros.

A partir do momento em que os moradores se conheceram, nas reuniões do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), decidiram unir os esforços em busca da implantação oficial do programa “Vizinhança Solidária” da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A primeira reunião da Vizinhança Solidária se deu no dia 18 de abril de 2018, com a a participação de diversos moradores interessados em contribuir com a segurança do bairro.

Participação e funcionamento

A Vizinhança Solidária é um programa da SAJP de participação totalmente gratuita que tem como objetivo melhorar a segurança através de:

* compartilhamento de imagens e de informações com as polícias civil e militar;

* grupos de mensagens para alertas entre os moradores e grupo de alerta com a polícia.